A contabilidade pode ser integrada no momento em que o contador da empresa definir, quantas vezes for necessário, podendo ser, inclusive, diariamente. Poderão ser integrados mediante parametrização do sistema: saídas, entradas, lançamentos bancários, folha de pagamentos, recebimentos e pagamentos. Outra forma de integração contábil é através do diário auxiliar de clientes e diário auxiliar de fornecedores, respectivamente nos módulos “contas a receber” e “contas a pagar”, onde o profissional de gestão contábil pode acompanhar o histórico de débitos e créditos individualmente de clientes e fornecedores, ou de documentos de entradas e saídas. Para facilitar os fechamentos periódicos de balanços, poderá ser utilizada a ferramenta fechamentos.
Outros facilitadores do sistema são: limpa saldos e numerador de contas reduzidas. Fazem parte, ainda, deste módulo os lançamentos contábeis (por partidas dobradas, partidas simples à débito, partidas simples à crédito, contas normais, contas reduzidas e lançamentos padrões), cadastro de empresas contábeis (onde podem ser definidas as mascaras o plano de contas, páginas do diário, páginas do livro caixa, plano de contas que será utilizado, contas de resultado e data limite de lançamentos), cadastro de plano de contas em até 9 níveis, cadastro de histórico padrão, cadastro de lançamentos padrões, cadastro de centros de custos sem limitação de níveis e parâmetros para a integração da folha de pagamentos por centro de custos.
Os relatórios do sistema contábil e-Solution, além dos tradicionais: Balancete, Diário e Razão Analítico; trazem analíticos e de reconciliação, tais como detalhamento da integração, relatório demonstrativo (com gráfico) do resultado, termos, planos de contas e fechamento contábil (balanço).